sexta-feira, 2 de outubro de 2009

A Educação da Educação

O Coordenador de Educação da JPS/SBC Vinicius Andretta, escreve sobre o cancelamento da prova do Enem que aconteceria nesse final de semana 3 e 4 de outubro de 2009.


Imagem: Internet



Na madrugada do dia 1º de outubro, o MEC (Ministério da Educação) decidiu cancelar a execução do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) deste ano após denúncias feitas por repórteres do jornal ‘O Estado de S. Paulo’, quando afirmaram que um homem tentou vender uma cópia da prova por R$ 500 mil.

É certo que estamos em uma nova fase, aonde o ENEM tem um peso nunca utilizado antes, já que seu resultado se torna determinante para o ingresso de diversos estudantes nas universidades públicas e particulares. Especula-se aonde estas provas foram perdidas ou desviadas, além dos motivos para tal. Dinheiro? Busca de uma vantagem quanto aos outros estudantes? Apenas benefício próprio? Não se sabe. No momento, tudo não passa de apenas especulação. Mas esta decisão, independente de motivos, acabam prejudicando nosso país e nossa educação de forma significativa. Degrada a imagem de nossos métodos de avaliação e sua idoneidade, sem contar o prejuízo financeiro. Avalia-se que será necessário um novo investimento em torno de R$ 30 milhões, segundo o ministro da Educação, Fernando Haddad.

Entretanto, o problema maior permanece na mão dos estudantes, que se dedicaram por dias, para se preparar para este fim de semana, aonde dariam um grande passo em suas vidas mas por vontades egoístas e pessoais, se viram forçadas a reiniciar e reprogramar todos os estudos.

O Ministério da Educação prevê um prazo de até 45 dias para a realização das novas provas, já que será utilizado um segundo modelo já preparado. Fica agora a expectativa de existir realmente o dia do ENEM, onde futuros serão decididos e a educação de nosso país possa existir e mostrar-se da forma correta, como todos esperam.

As informações foram fornecidas durante entrevista coletiva em Brasília, no início da tarde desta quinta-feira (01/10)



Matéria escrita por: Vinicius Andretta, Coordenador de Educação JPS/SBC


Postado por: Rodrigo Matsubayashi, Vice-presidente da JPS/SBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário